O deputado federal Jorge Solla (PT) critica juiz que cancelou título a Lula: ‘Capacho da direita’

Deputado federal petista afirmou que Justiça “persegue” o ex-presidente, mas disse confiar que liminar será derrubada

O deputado federal Jorge Solla (PT) classificou como uma “arbitrariedade” a decisão do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível da Justiça Federal na Bahia, que proibiu a entrega do título de doutor honoris causa ao ex-presidente Lula na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

O magistrado deferiu liminar do vereador Alexandre Aleluia (DEM). “É algum juiz querendo aparecer, fazendo papel de capacho da direita. Pode ser que ele queira ser reconhecido como discípulo do ministro Gilmar Mendes”, declarou Solla ao bahia.ba.

O petista afirmou também que a “perseguição” da Justiça a Lula está “mais do que escancarada, evidente” e mencionou a determinação judicial para que Roberta Luchsinger, herdeira de um acionista do banco Credit Suiss, pague uma dívida de R$ 62 mil antes de doar R$ 500 mil ao ex-presidente. “É um negócio escandaloso”, acrescentou.

Apesar das críticas à Justiça, o deputado disse acreditar que a liminar será derrubada antes de Lula ir a Cruz das Almas nesta sexta-feira (18), para o recebimento da honraria.

“Como um juiz pode fazer isso? A universidade tem autonomia. Quem define sobre o título é o Conselho Universitário. Nem o presidente nem nenhum juiz nem o Supremo podem interferir nisso”, declarou. Lula inicia a sua tour pelo Nordeste nesta quinta-feira (17), em Salvador.


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s